Condicionamento fisiológico e revestimento de sementes de pimentão

Carlos Eduardo Pereira, João Almir Oliveira, Renato Mendes Guimarães, Antonio Rodrigues Vieira, João Bosco Carvalho da Silva

Resumo


O revestimento de sementes e o condicionamento osmótico são técnicas que possibilitam melhorias na qualidade das sementes de hortaliças; no entanto ainda são pouco utilizadas, havendo necessidade de adequação dessas técnicas para que possam ser largamente utilizadas pelos produtores. Assim, esse trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análise de Sementes do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de avaliar a influência de diferentes materiais de revestimento, assim como do tratamento pré-germinativo, na qualidade fisiológica de sementes de pimentão. Para tanto, sementes da variedade Hercules AG672, tratadas com Captan 0,15%, foram submetidas ou não ao condicionamento fisiológico, utilizando solução de KNO3 a -1,1MPa e a 25ºC por 6 dias, com sistema de aeração. Após a secagem, parte das sementes foi revestida com areia + microcelulose e outra com calcário + microcelulose. As sementes revestidas foram secadas e embaladas, juntamente com as não revestidas, em envelopes de papel multifoliado e armazenadas em condições de ambiente. As avaliações foram realizadas a cada quatro meses, durante 20 meses, utilizando os seguintes testes: germinação, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas em solo + areia e deterioração controlada. As sementes revestidas apresentaram menor vigor em relação às não revestidas e as sementes revestidas com areia obtiveram maior qualidade fisiológica em relação às revestidas com calcário. Sementes submetidas ao condicionamento se deterioraram mais rapidamente que as sementes não condicionadas.

Palavras-chave


osmotic conditioning, quality, pelleting, vigor.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.