Qualidade fisiológica e atividade enzimática de sementes de alface revestidas com diferentes doses de micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento

Kênia Almeida Diniz, Paulo de Albuquerque Silva, André Delly Veiga, Patrícia Oliveira Alvim, João Almir Oliveira

Resumo


Este trabalho foi realizado na Universidade Federal de Lavras com o objetivo de avaliar o efeito do revestimento de sementes de alface com diferentes doses de aminoácidos, micronutrientes e reguladores de crescimento. As sementes foram peliculizadas com o polímero L88, adicionando-se micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento em quatro diferentes doses (0; 20; 40 e 60 mL.kg-1 de sementes). Após a peliculização as sementes foram secadas em temperatura ambiente, e em seguida avaliadas quanto à porcentagem de germinação, porcentagem de emergência e índice de velocidade de emergência das plântulas e a atividade das enzimas esterase e endo-â-mananase. Concluiu-se que a incorporação de micronutrientes, na dose de 60 mL.kg-1 de sementes, aumenta a porcentagem de germinação e o índice de velocidade de emergência. Os reguladores de crescimento aumentam a porcentagem de germinação de sementes e o índice de velocidade de emergência de plântulas quando incorporados às sementes de alface entre as doses de 20 mL.kg-1 e 30 mL.kg-1 de sementes. O enriquecimento das sementes de alface com aminoácidos não afeta a germinação, a emergência e o índice de velocidade de emergência das plântulas. A atividade da enzima esterase em sementes de alface não é influenciada pelo aporte externo de micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento. O revestimento de sementes de alface com micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento influencia negativamente na atividade da enzima endo-â-mananase.


Palavras-chave


: Lactuca sativa. Film-coating. Germination. Endo--mannanase. Esterase.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.