Heterogeneidade de (co)variância para a produção de leite nos grupos genéticos formadores da raça Girolando

Olivardo Facó, Raimundo Martins Filho, Raimundo Nonato Braga Lôbo, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Gabrimar Araújo Martins

Resumo


A partir de dados de genealogia e de produção de leite obtidos junto à Associação Brasileira de Criadores de Girolando foi investigada a presença da heterogeneidade de variâncias para produção de leite em vacas mestiças Holandês x Gir e suas conseqüências sobre a avaliação genética dos animais. Estimativas dos componentes de (co)variância foram obtidas pelo método da máxima verossimilhança restrita (REML) sob modelo animal, utilizando modelo unicaráter e tricaráter, sendo neste último as produções de leite dos animais dos grupos genéticos 1/2, 5/8 e 3/4 consideradas como características diferentes. A estimativa de herdabilidade para produção de leite obtida pelo modelo unicaráter foi de 0,31, enquanto pelo modelo tricaráter estas estimativas foram de 0,19, 0,26 e 0,37 para as produções de leite nos grupos genéticos 1/2, 5/8 e 3/4, respectivamente. As classificações dos animais em função dos valores genéticos preditos foram diferentes quando foram utilizados os modelos uni ou tricaráter. Os resultados evidenciaram a existência de variâncias heterogêneas para a produção de leite entre os grupos genéticos formadores da Raça Girolando.


Palavras-chave


crossbreeding, genetic evaluations, heritability, selection, Spearman´s correlations

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.