Proposta conceitual de colhedoras autopropelidas de açaí (Euterpe oleracea Mart.) para a Região Amazônica (Euterpe oleracea Mart.) para a Região Amazônica

Daniel Albiero, Antonio José da Silva Maciel, Renildo Luiz Mion, Carlos Alberto Viliotti, Carlos Antonio Gamero

Resumo


A produção de frutos de açaí é proveniente, em sua maioria, do extrativismo, mas existe uma forte tendência de implementação de cultivos comerciais. A colheita dos frutos é realizada exclusivamente por escaladores, que se arriscam a sofrer acidentes, além de não terem grande eficiência na colheita. O objetivo deste trabalho foi realizar os desenhos conceituais de colhedoras autopropelidas de açaís em ambientes de matas de terra firme, matas de várzea e cultivos comerciais. Para tal foi utilizada a metodologia de projeto de matriz morfológica. Como resultados foram obtidos os desenhos conceituais destas novas colhedoras: Colhedora de açaí para matas de várzea nativas em estação de cheia; Colhedora de açaí para matas de terra firme nativas e matas de várzea em estação de seca; Colhedora de açaí para cultivos comerciais.


Palavras-chave


Açaí; Máquinas Agrícolas; Amazônia

Texto completo: PDF

Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), www.ccarevista.ufc.br, ccarev@ufc.br Fone: (85) 3366.9702, FAX: (85) 3366.9417 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 8 às 12h e 14 às 18h.