Seleção dos indicadores da qualidade de água no Rio Jaibaras pelo emprego da análise da componente principal

Enio Giuliano Girão, Eunice Maia de Andrade, Morsyleide de Freitas Rosa, Lúcia de Fátima Pereira de Araújo, Ana Célia Maia Meireles

Resumo


A técnica de estatística multivariada (Análise Fatorial/Análise de Componentes Principais – AF/ACP) foi aplicada para identificar os fatores e as variáveis de maior significância na qualidade das águas do trecho perenizado do rio Jaibaras, Ceará. Foram realizadas 24 campanhas de coletas de água, no período de abril/2002 a junho/2005, em dois pontos ao longo do rio (na saída da galeria do açude Ayres de Souza e no encontro com o rio Acaraú). As variáveis consideradas foram: pH, condutividade elétrica (CE), cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), sódio (Na+), potássio (K+), bicarbonato (HCO-3), fosfato (PO-34), cloreto (Cl-), amônia (NH+4), nitrato (NO-3), sulfato (SO-4) e Relação de Adsorção de Sódio (RAS). Observou-se por meio da AF/ACP que no início do trecho perenizado, a qualidade da água relaciona-se com três fatores, explicando 80% da variância total. O primeiro fator expressa uma componente mineral. Importância secundária teve a poluição orgânica, seguida pela presença de detergentes e esgotos domésticos. Na confluência do rio Jaibaras com o rio Acaraú, dois fatores explicaram 81% da variância total dos dados. Neste ponto, a qualidade da água recebe uma maior influência da ação antrópica (dejetos dos balneários, fertilizantes nitrogenados e esgotos domésticos). A Análise Fatorial/Análise da Componente Principal permitiu verificar o efeito dos parâmetros químicos na variação espacial da qualidade das águas superficiais no trecho perenizado do rio Jaibaras.


Palavras-chave


surface water, factor analysis, multivariate analysis, water pollution

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.