Análise foliar de coqueiro anão em duas épocas diferentes em relação a doses de nitrogênio e potássio

Sammy Sidney Rocha Matias, Boanerges Freire de Aquino, José de Arimatéia Duarte de Freitas, Fernando Felipe Ferreyra Hernandez

Resumo


O cultivo do coqueiro anão vem crescendo no Estado do Ceará, em virtude da elevada procura do produto pelas grandes indústrias. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional do coqueiro anão em relação a doses de N e K na região litorânea do Ceará, com 3 e 4 anos de idade. O trabalho foi conduzido em uma plantação comercial de coqueiro anão verde do Jiqui, nos anos de 2002 e 2003 no município de Paracuru, CE, próximo ao Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba. O solo da região é um Neossolo Quartzarênico. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 10 tratamentos consistindo de cinco doses de nitrogênio e potássio, combinadas, de acordo com modelo da matriz experimental Plan Puebla III. Coletou-se as folhas 4 e 9 para a avaliação do estado nutricional da planta em duas épocas e estágios de vegetação diferentes. Foi verificada após análise laboratorial que, as amostras de folhas 4, no terceiro ano, apresentaram menor variação dos nutrientes estudados, principalmente o potássio, em relação às folhas 9, no quarto ano, que pode ser explicado devido a maior necessidade de potássio pelo fruto nesta fase.


Palavras-chave


Cocos nucifera, mineral nutrition, foliar analysis.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.