Adsorção de fósforo em solos do Estado do Ceará

Fátima Lorena Magalhães Moreira, Francisco Ocian Bastos Mota, Celso Augusto Clemente, Benito Moreira de Azevedo, Guilherme Vieira do Bomfim

Resumo


Amostras da camada arável (0-20 cm) de quatro solos (Cambissolo, Argissolo, Neossolo e Latossolo), de diferentes regiões do Estado do Ceará, foram utilizadas no presente trabalho, com a finalidade de se determinar a influência de atributos físicos, químicos e mineralógicos sobre a capacidade de adsorção de fósforo, bem como, da fração areia separadamente. Amostras de 1 g de TFSA (terra fina seca ao ar) foram mantidas em contato, mediante agitação por 24 horas, com soluções de CaCl2 0,01 mol.L-1 (25 mL), aos quais foram adicionados 0; 1; 2; 3,5; 5; 8; 12 e 15 mg de P.kg-1 de solo na forma de KH2PO4. O fósforo foi analisado no sobrenadante para a determinação da quantidade adsorvida. O mesmo procedimento foi adotado para as frações areia e areia lavada, diferindo apenas nas concentrações de fósforo, que foram de 0; 0,2; 0,4; 0,8; 1,6 e 3,2 mg de P.kg-1 de solo, com o propósito de se verificar uma possível capacidade de adsorção de fósforo pela fração areia. Para avaliar a capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP), os valores de adsorção foram ajustados à isoterma de Langmuir. Os valores da CMAP situaram-se entre 109,89 e 344,83 mg.kg-1 de P no solo. Observou-se que o Cambissolo apresentou a maior capacidade de adsorção de fósforo. Os resultados revelaram que os atributos dos solos mais estreitamente correlacionados com a adsorção de fósforo foram o teor de matéria orgânica e a capacidade de troca de cátions. Verificou-se que a adsorção de fósforo ocorrida na fração areia pode ser atribuída à matéria orgânica ou a resíduos de óxidos de ferro livres presente nas amostras.


Palavras-chave


Langmuir isotherm, maximum capacity of adsorption of phosphorus, phosphate fertilizes.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.