Crescimento e produtividade da mamoneira influenciada por plantio em diferentes espaçamentos entre linhas

Liv Soares Severino, Cássia Regina de Almeida Moraes, Tarcísio Marcos de Souza Gondim, Gleibson Dionízio Cardoso, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão

Resumo


Plantou-se o experimento no Município de Quixeramobim, CE, utilizando-se sementes da cultivar BRS 149 Nordestina, objetivando-se verificar o efeito do espaçamento entre linhas sobre o crescimento, produtividade e teor de óleo. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições, testando-se 4 tratamentos representados pelos espaçamentos entre linhas de 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5m. Todas as plantas receberam a mesma adubação, independente do espaçamento. Colheram-se dados de altura da planta, altura do primeiro cacho, número de nós até o primeiro cacho, diâmetro do caule, produtividade e teor de óleo nas sementes. Com o estreitamento do espaçamento entre linhas, a altura das plantas e o número de nós até o primeiro cacho não foram influenciados, mas houve aumento da altura do primeiro cacho e diminuição do diâmetro do caule. A produtividade no espaçamento de 2 m foi de 2.038,24 kg.ha-1, valor 48% maior que a produtividade de 1.381,29 kg.ha-1 obtida no espaçamento de 3 m tradicionalmente recomendado. O teor de óleo nas sementes não foi influenciado.


Palavras-chave


Ricinus communis, plant population, density, oil content.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.