Qualidade de sementes de soja BRS Tracajá, colhidas em Roraima em função do tamanho no armazenamento

Cylles Zara dos Reis Barbosa, Oscar Jose Smiderle, José Maria Arcanjo Alves, Aloisio Alcantara Vilarinho, Tocio Sediyama

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de soja, cv BRS Tracajá, colhidas em área de cerrado de Roraima em função do tamanho e armazenamento. As sementes foram limpas e classificadas por tamanho, utilizando-se três peneiras de crivos redondos de dimensões 5,5; 6,0 e 6,5 mm, em seguida, acondicionadas em sacos de papel multifoliado e armazenadas durante 6 meses, com temperatura de 23 ºC e umidade relativa do ar de 60%, no laboratório de analise de sementes da Embrapa Roraima. A qualidade das sementes foi avaliada, no início do armazenamento e após 2; 4 e 6 meses, quanto ao peso de mil sementes, germinação, primeira contagem de germinação, condutividade elétrica, emergência de plântula em campo, velocidade de emergência de plântula em campo, peso seco das plântulas e peso seco por plântula. Os resultados mostram que o tamanho das sementes influencia na qualidade física e fisiológica das sementes da cultivar BRS Tracajá durante o armazenamento. As sementes de maiores tamanhos, da cultivar BRS Tracajá (6,5 mm), apresentam maior peso de mil sementes. As maiores porcentagens de germinação e vigor pelo teste de condutividade elétrica das sementes de soja da cultivar BRS Tracajá, durante o armazenamento, foram obtidas nas sementes de maiores tamanhos (6,0 e 6,5 mm). As sementes de maiores tamanhos (6,0 e 6,5 mm) da cultivar BRS Tracajá apresentam, durante o armazenamento, a maior porcentagem de emergência de plântula em campo, e as sementes de menores tamanhos (5,5 mm), os menores índices de velocidade de emergência de plântula em campo.


Palavras-chave


Glycine max; Germinação; Vigor de sementes

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.