Sincronização do estro em novilhas girolandas: Comparação entre os protocolos “CIDR-B” e “OVSYNCH”

Antônio Nélson Lima da Costa, Aírton Alencar de Araújo, Arlindo de Alencar Araripe Noronha Moura, Ana Cláudia Nascimento Campos, Péricles Afonso Montezuma Júnior

Resumo


A dificuldade de identificação do estro de vacas ou novilhas, além do retardo na idade de algumas novilhas ao primeiro parto, direciona aos protocolos de sincronização do estro e da ovulação, em associação com um bom manejo alimentar e sanitário, objetivando a diminuição desses problemas. O protocolo “OVSYNCH” combina tratamentos que controlam a dinâmica folicular e luteal, com uma aplicação intramuscular (IM) de 1,0 mL de Fertagyl® (Gonadorelina, um análogo do Hormônio Liberador de Gonadotrofinas - GnRH) no dia zero, sete dias depois 2,0 mL IM de Preloban® (Cloprostenol Sódico, um análogo da Prostaglandina F2a - PGF2a) e 48 h após, a segunda dose (1,0 mL) de Fertagyl® via IM. O protocolo “CIDR-B” consiste em um dispositivo intra-vaginal com progesterona, que é implantado no dia zero associado a 2,0 mL de Estrogin® (Benzoato de Estradiol - BE) via IM; após oito dias o implante é retirado e são aplicados, via IM, 2,5 mL de Folligon® (Gonadotrofina Sérica da Égua Prenhe – PMSG ou eCG) e 2,0 mL de Preloban®; no dia seguinte aplica-se mais 1,0 mL de Estrogin®, via IM, e 30 h após faz-se a inseminação artificial (IA). Este trabalho comparou a eficiência desses dois protocolos em novilhas Girolando no Semi-Árido Nordestino. O protocolo “CIDR-B” mostrou-se mais eficiente que o protocolo “OVSYNCH”, com taxas de concepção de 60 e 96% e prenhez de 50 e 80% em primeira e segunda Inseminação Artificial (IA), respectivamente. Desse modo, indica-se o uso do protocolo “CIDR-B” para redução da idade ao primeiro parto em novilhas Girolandas que se encontrem em atraso de puberdade.


Palavras-chave


Hormone treatment. Semiarid. Fertility. Protocols.

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.