Aplicação de seis distribuições de probabilidade a séries de temperatura máxima em Iguatu - CE

Eliakim Martins Araújo, Italo Nunes Silva, Joaquim Branco de Oliveira, Edmilson Gomes Cavalcante Junior, Bruno Marçal de Almeida

Resumo


Esse estudo teve como objetivo avaliar a distribuição de probabilidade que melhor se ajusta a séries diárias de temperatura máxima da cidade de Iguatu no Ceará, situada no sertão nordestino, com clima, segundo Köppen, do tipo BSw’h’. Foram utilizadas as funções distribuição de probabilidade Gumbel I, Gama, Log-normal, Normal, Weibull e Beta. A série estudada abrangeu um período de 45 anos (1961 a 2005), obtidos do 3º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O ajuste das distribuições à série de dados foi realizado através dos testes de aderência Qui-quadrado e Lilliefors ambos ao nível de significância de 5%. A distribuição que melhor se ajustou à série de dados de temperatura máxima de Iguatu - CE foi a Normal e a de pior desempenho foi a distribuição Gumbel tipo I.


Palavras-chave


Análise de séries temporais; Distribuição de frequência; Teste de aderência

Texto completo:

PDF


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.