Aspectos fenológico, produtivo e fisiológico de sementes crioulas de feijão-caupi irrigadas com água salina

Aline Torquato Loiola, Francisco Vanies da Silva Sá, Miguel Ferreira Neto, Salvador Barros Torres, Saulo Samuel Carneiro Praxedes, Layla Bruna Lopes Reges, Roseane Rodrigues de Oliveira, Tatianne Raianne Costa Alves

Resumo


A salinização é um problema frequente em regiões semiáridas, e o feijão caupi-caupi sofre perdas de produção significativas quando submetido ao estresse salino, porém a resposta é variável entre os genótipos. Com isso, objetivou-se avaliar aspectos fenológico, produtivo e fisiológico de sementes de variedades crioulas de feijão-caupi irrigadas com água salina. A pesquisa foi conduzida em duas etapas, a primeira etapa foi conduzida em casa de vegetação para avaliar a fenologia e a produção dos genótipos de feijão-caupi. A segunda etapa foi realizada em laboratório para avaliar a viabilidade e o vigor das sementes produzidas na primeira etapa. Os tratamentos resultaram da combinação de dois níveis de salinidade da água de irrigação (0,5 e 4,5 dS m-1) e 14 variedades crioulas de feijão-caupi (Boquinha, Ceará, Costela-de-vaca, Lisão, Canário, Pingo-de-ouro, Roxão, Branco, Canapum-branco, Canapum-miúdo, Baêta, Coruja, Paulistinha e Sempre-verde) adquiridas junto aos agricultores tradicionais da região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. As variedades Canário, Baêta e Coruja apresentam maior número de flores por planta e floração mais precoce. A salinidade diminuiu o número de flores por planta, aumentou o seu abortamento em todas as variedades crioulas e reduziu a produção para as precoces Branco, Canapum-miúdo, Baêta e Coruja. O cultivo irrigado com água salina não afetou a viabilidade das sementes da segunda geração das variedades Boquinha, Ceará, Costela-de-vaca, Canário, Roxão, Branco, Canapum-branco, Canapum-miúdo, Baêta, Coruja, Paulistinha e Sempre-verde, mas o vigor foi reduzido para Roxão, Branco, Canapum-branco, Canapum-miúdo, Baêta, Coruja e Sempre-verde.

Texto completo:

PDF (English)


Revista Ciência Agronômica ISSN 1806-6690 (online) 0045-6888 (impresso), Site: www.ccarevista.ufc.br, e-mail: ccarev@ufc.br - Fone: (85) 3366.9702 - Expediente: 2ª a 6ª feira - de 7 às 17h.